Desova e incubação

A fêmea entra no ninho na noite anterior á colocação do primeiro ovo. A colocação do primeiro ovo é feita à primeira luz do dia.

A incubação começa após a fêmea ter colocado o segundo ovo. Em média, a fêmea pode meter entre 3 a 5 ovos e leva uma média de 36 horas entre a colocação de cada ovo.

São emitidos exclusivamente pela fêmea e leva cerca de 21 dias a nascerem, mas não pode exceder os 28 dias.

No nosso caso temos um bom casal, ao qual na 1ª postura a fêmea meteu 6 ovos. Nasceram as 6 crias e estão a ser bem alimentadas pelos pais. Quanto ao nosso macho, está sempre a comer para dar alimento suficiente à fêmea, para ela poder tratar das crias.

O período de incubação é particularmente stressante para a fêmea, o macho deve dar-lhe muitas vitaminas, alimentos em quantias maiores.

Para garantir que os ovos são fertilizados você pode com uma pequena lanterna específica verificar os ovos. Basta colocar a lanterna atrás do ovo, sem move-lo e se vê uma mancha escura o ovo é fertilizado, se o interior do ovo é claro então pode remover o ovo do ninho.

Nós nunca fizemos essa experiência da lanterna, optamos sempre por esperar pelos 21 dias a ver se eles começam a nascer. Se no final dos 28 dias, as crias não tiverem nascido, deve-se deitar os ovos fora, porque não estão fertilizados.

1 comentários:

Pedro disse...

Boa noite.
Estou com um pequeno problema com os ovos dos Rosicolis,
Na última postura só um nasceu, os outros não conceguiram nascer, o que devo fazer?
Aguardo resposta obrigado.

Enviar um comentário